Sobre a real condição da educação pública de Porto Alegre – uma resposta ao secretário Adriano Naves de Brito (por Márcio Cabral)

Higiene bucal do cão – Como manter
julho 28, 2019
Concursos Abertos Minas Gerais: 3562 vagas para diversas escolaridades
julho 29, 2019

Dentista em Santos



Foto: Mirele Pacheco/PMPA

Implante Dentário em Santos - Márcio Cabral (*)

Implante Dentário em Santos - “Durante muitos anos, se confundiu a escola com assistência social”.

Implante Dentário em Santos -  Primeiramente quero dizer que falo aqui na condição de professor da rede municipal de Porto Alegre, no 1º ciclo de alfabetização, na Escola Saint-Hilaire, na Vila Panorama, Lomba do Pinheiro. Em recente entrevista para o colunista Daniel Scola (26/07/2019), o atual secretário da educação do governo Marchezan, Adriano Naves de Brito lançou diversos questionamentos sobre a qualidade das aulas ministradas pelas escolas da rede municipal de ensino fundamental de Porto Alegre. Algumas provocações me parecem bastante justas e merecem uma análise mais aprofundada, até porque o tema suscita mesmo uma reflexão de todos e todas que têm interesse na qualidade da educação pública.

Implante Dentário em Santos - Mas logo na primeira provocação do entrevistador, quando este inquere sobre o porquê de um desempenho tão baixo dos alunos da rede pública municipal nas provas de aferição de desempenho, o secretário Adriano logo lança aquilo que acho um provocante ponto de partida e que já expressa parte da opinião deste governo sobre a realidade da população das periferias da cidade – estaríamos confundindo “escola com assistência social”.

Implante Dentário em Santos - Mas por que o secretário pensa assim? Porque em parte ele tem razão. É comum hoje as crianças da periferia de Porto Alegre não terem acesso garantido à rede de proteção social básica, aquela que deveria prevenir os riscos e vulnerabilidades sociais decorrentes da pobreza e privação de renda, precarização do acesso aos serviços públicos, fora toda a vulnerabilidade provocada pela pobreza extrema que destrói os vínculos afetivos, pertencimento social, e diversas discriminações por gênero, raça, etc.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) têm sofrido com a falta de investimentos, reduzido quadro de profissionais e de recursos, o que não garante para todas as comunidades carentes de Porto Alegre o acesso ao serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF), um dos principais instrumentos para garantir assistência.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Outro grave problema é a desestruturação do SUS e também dos programas Mais Médicos, Médico da Família e também o colapso que vivem hoje as Unidades Básicas de Saúde, com a falta de especialidades médicas, acesso a serviço de psiquiatria, neurologia e psicologia são um sinal de todo o sistema de proteção está ruindo, desarticulando-se e, fundamentalmente, provocando um colapso excluindo a população pobre da nossa cidade dos serviços públicos e da possibilidade de saírem da situação de vulnerabilidade.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Fora isto, as comunidades carentes hoje não têm acesso ao saneamento básico, água potável todos os dias, saúde bucal, equipamentos adequados de esporte, cultura e lazer, sofrem com o problema do transporte público, acessibilidade e, cada vez mais, é vítima da escala da violência e tráfico de drogas.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Então, quando um aluno meu, na Vila Panorama, chega na escola as oito horas da manhã, com fome, mal vestido, com frio e em condições precárias para participar da aula, sim, eu tenho que tentar não falhar com ele, porque se a família falhou, o sistema de assistência social falhou, a sociedade de um modo geral está falhando, eu, professor, não tenho o direito de negligenciar mais uma vez como já fez todo o sistema público.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Portanto, sim a escola pública de Porto Alegre tem assumido, em parte, um papel de assistência social, não porque ela se equivoca da sua missão, mas porque não há como a escola virar as costas para a imensa parte de seus alunos que hoje não têm as mínimas condições de subsistência.

Implante Dentário em Santos - Mas o secretário Adriano não tem o direito de apenas levantar o problema e de não fazer o seu mea culpa: foi o seu governo que acelerou toda a desestruturação e desarticulação da rede proteção social de Porto Alegre. A visão ultraliberal e privatista que enxerga que o público como um estorvo e problema e, que tudo deve ser privatizado ou terceirizado, tem levado ao colapso o SUS, o SUAS e empurrado, cada vez mais, o problema para o interior da escola. Portanto, nem culpar os professores e nem mexer na estrutura das escolas vai resolver o problema.

Implante Dentário em Santos - Secretário, sou pedagogo especialista em alfabetização e letramento. Afirmo com  convicção que não se alfabetiza criança alguma no mundo em apenas um ano. Esta tese é falida! As crianças que aprendem nos primeiros anos da escolarização já passaram por vários processos de aprendizagem na educação infantil, na família, na igreja, na comunidade etc. São crianças letradas e familiarizadas com um ambiente de ensino e aprendizagem. Estas crianças que estão indo mal nas avaliações de desempenho tiveram várias privações em suas vidas e óbvio que a escola não solucionará todos os problemas sozinha.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Se o Sr, Adriano quer mesmo fazer algo em nome da qualidade do ensino da rede municipal, então chame a atenção de seu prefeito para o crime que se governo está cometendo com a população de Porto Alegre ao desmontar as políticas sociais e todo o sistema de serviço público.

Implante Dentário em Santos - (*) Professor da Rede Municipal, pedagogo formado pela UFRGS, especialista em Alfabetização pela UNICSUL e mestre em Geografia pela UFRGS e presidente do PCdoB/ POA.

§§§

Implante Dentário em Santos - As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.

Fonte: https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2019/07/sobre-a-real-condicao-da-educacao-publica-de-porto-alegre-uma-resposta-ao-secretario-adriano-naves-de-brito-por-marcio-cabral/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *