Revista Kids+ | Atenção dobrada à saúde bucal das crianças

Dentes incisivos: Importância e como cuidar
julho 1, 2019
Saiba quando e como escovar os dentes das crianas
julho 1, 2019

Dentista em Santos



Atenção dobrada à saúde bucal das crianças

Apesar de os dentes de leite dos pequenos caírem logo, eles desempenham um papel importante, ajudando a criança a morder e mastigar alimentos e a desenvolver a fala corretamente. Os dentes de leite também guardam o espaço para dentes permanentes e auxiliam a guiá-los ao lugar correto. 

Em média, as crianças começam a perder seus dentes de leite quando têm cerca de 6 anos de idade. Ensinar a criança a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dela. 

Abordagens recentes desaconselham a limpeza da gengiva dos bebês, pois o leite materno acaba atuando como uma proteção, e como não existem dentes também não existe o risco de cárie. Quanto às dedeiras de silicone são itens utilizados de forma incorreta, elas não servem para realizar a higiene, mas como um massageador de gengiva, podendo ser utilizadas na fase de nascimento dos dentes dos bebês para alívio do desconforto. 

Portanto, a higiene dos dentes deve ser realizada logo que os dentes nascem, com escova dental própria para a idade, utilizando creme dental COM FLÚOR desde o primeiro dentinho e sob a supervisão de um adulto, pois as crianças não possuem destreza suficiente para realizar a escovação sozinhas.

Algumas atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido é, por exemplo, escovar os dentes junto com a criança ou deixá-la escolher sua própria escova incentivando a boa higiene bucal. Quanto mais as crianças aprenderem sobre saúde bucal, mais elas adotarão hábitos que as ajudarão a conservar os dentes por muito tempo após crescerem. Lembrando que as crianças aprendem pelo exemplo dos seus cuidadores.

Os dentes de leite são suscetíveis às mesmas condições e danos que os dentes definitivos sofrem. Pesquisas mostram que crianças que desenvolvem cárie em seus dentes de leite são mais propensas a desenvolver cárie quando adultas. 

Para proteger os dentes e gengiva e reduzir o risco de cáries orientamos a seguir os seguintes passos:

  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental COM FLÚOR (obedecendo sempre as quantidades de um grão de arroz para crianças até 4 anos e um grão de ervilha para crianças acima de 5 anos), para remover a placa bacteriana;
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que essa placa endureça e se transforme em cálculo dental;
  • Adotar uma alimentação equilibrada: contendo uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor, com pouco consumo de açúcar e carboidratos como bolachas e biscoitos, doces, refrigerantes, salgadinhos e produtos industrializados em geral, que combinados com a placa bacteriana produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte do dente e podem formar cáries.

Visitas periódicas ao odontopediatra são importantes, podemos examinar clinicamente toda a face, boca, bochechas, lábios e língua do bebê, além de sanar dúvidas comuns dos pais, como o uso de chupetas e mamadeiras, dentre outras. Estabelecer um elo de confiança com o dentista também é muito importante.  

Dra.  Wanessa Bueno Otto Retzlaff

CRO-PR 18.323

Odontopediatra, Mestre em Odontologia com Ênfase em crianças e adolescentes, Ortopedista Funcional dos Maxilares e Ortodontista

Clínica Wanessa Bueno Otto

Fone:  45 3252 1383

Whatsapp:  45 9 9977 8263

Rua XV de Novembro, 810 – Sala 102 | Toledo – PR

Facebook: Wanessa Otto- odontopediatria

Instagram: wanessaotto.odontopediatra

wanessaotto@gmail.com

© Todos os direitos reservados.

Fonte: https://www.revistakidsmais.com.br/noticia/saude/105/atencao-dobrada-a-saude-bucal-das-criancas-


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *