Mulheres são mais vulneráveis à perda dentária do que os homens

Velado e sepultado em 30 de agosto. Dimas Casemiro, presente!
agosto 31, 2019
Professor do curso de Odontologia ministra palestra sobre Saúde Pública em Recife
agosto 31, 2019

Dentista em Santos



Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - SUL FLUMINENSE

Implante Dentário em Santos - As mudanças de humor, no corpo e na aparência das mulheres provocada pelas oscilações hormonais é uma das principais características do sexo feminino. Mas o que muitos não sabem é que elas têm influência direta na saúde bucal.

Implante Dentário em Santos - Por conta de condição hormonal, que varia muito ao longo da vida, as mulheres, são muito mais suscetíveis do que os homens a apresentarem problemas dentários e, em especial, a perda dos dentes.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O período da gravidez, por exemplo, é especialmente delicado para a saúde bucal, segundo a cirurgiã-dentista Bruna Ghiraldini, especialista em periodontia. De acordo com ela, nessa fase, o organismo recebe uma carga intensa de hormônios estrogênio e progesterona, substâncias que promovem modificações vasculares, facilitando o ataque de bactérias nas gengivas. “Pessoas mais suscetíveis podem desenvolver gengivite que, caso não seja tratada adequadamente, leva à perda dentária”, alerta.

Implante Dentário em Santos - Também na idade madura, conforme Ghiraldini, com a modificação hormonal que reflete em todo o organismo, a incidência de danos à saúde bucal aumenta. Desde a proximidade do final do ciclo menstrual – o chamado climatério, que acontece a partir dos 45 anos – a cavidade oral se ressente sob muitos aspectos. “A gengiva, por exemplo, diminui de volume e se retrai, situação que se intensifica com a chegada da menopausa, o que pode afetar a sustentação dos dentes e aumentar as chances de perda”, explica.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Outros fatores de risco são osteoporose, tabagismo, diabetes, mordida inadequada, hábito de ranger os dentes, estresse e até mesmo a anatomia da boca. “Isso porque os homens, em geral, apresentam maior diâmetro dos dentes, comparado com os das mulheres. Isso os torna, também, mais blindados contra os problemas dentários”, explica a especialista.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Para enfrentar essa perda óssea nos dentes, que muitas vezes ocorre a partir de uma aparentemente inocente inflamação da gengiva existem algumas formas de cuidado que auxiliam na prevenção. Mas, se a inflamação não for tratada corretamente, já no início, pode levar à perda dos dentes, pois o que ocorre é que irá faltar osso para apoiá-los.

Implante Dentário em Santos - Sobre perda óssea dos dentes em mulheres

Implante Dentário em Santos - Causas

Implante Dentário em Santos - Flutuações hormonais; Osteoporose; Tabagismo; Diabetes; Mordida inadequada; Inflamações na cavidade bucal; Hábito de ranger os dentes;

Implante Dentário em Santos - Estresse e Anatomia da boca.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Gravidez

Implante Dentário em Santos - Outro momento de muitas mudanças é a gestação. É comum que as grávidas fiquem enjoadas e, quando vomitam, o suco gástrico do estômago volta para a boca e pode afetar o esmalte dos dentes. O indicado nessas ocasiões é fazer um bochecho com substâncias que alcalinizem o pH bucal (como o bicarbonato de sódio) para depois de algum tempo realizar a escovação. Durante a gravidez, a possibilidade do desenvolvimento de gengivite também é grande.

Implante Dentário em Santos - Menopausa 

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Já durante a menopausa, as mulheres sofrem intensas alterações hormonais que podem desencadear até em depressão. Fatores como nervosismo e dores no corpo muitas vezes fazem com que a higiene bucal seja deixada em segundo plano. Esses aspectos, associados a elementos como o biofilme, também podem gerar doenças.É por isso que os especialistas recomendam manter uma rotina de visitas periódicas ao dentista. Desta forma, é possível prevenir problemas orais causados por alterações hormonais em cada estágio da vida.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Como evitar

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Fazer uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental; Visitar o dentista com frequência, especialmente durante o período de gestação e quando se aproxima a menopausa; Ter uma alimentação saudável e evitar os fatores de risco; Manter sob controle o estresse e doenças metabólicas;

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Caso o problema apareça, é possível restaurar a auto-estima e a saúde bucal com um implante dentário, que substituí satisfatoriamente a raiz dos dentes e tem excelente durabilidade.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - A professora do curso de odontologia do UniFoa e mestre em saúde coletiva, Lívia Mafra, destaca que o último levantamento epidemiológico nacional, de 2010, aponta que a perda dentária é associada a desigualdade social e regional, causando a dificuldade ao acesso ao profissional.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - O levantamento, de acordo com ela, avalia várias condições e afirma que durante a adolescência, entre os 15 e os 19 anos, a perda de dentes na classe feminina é de 20% e na masculina, 13%.  Já na fase adulta, entre os 35 e os 44 anos, a estatística aponta que 21,4% das mulheres perdem a sua dentição funcional que é formada de dentes naturais. E, após os 65 anos, a porcentagem sobe para os 56,16%, contra 49,64%, da faixa etária masculina. “Baixa renda, baixo nível de escolaridade acarretam maior risco de vulnerabilidade social. O que prejudica a autoestima, o cuidado pessoal, a higiene oral, e é, claro, a procura do profissional odontológico. A perda de dentes é causada por doenças multifatoriais, mas o fator mais relevantes é o social”, conclui.

Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda - Mais um site desenvolvido pela Lima & Santana Propaganda -

Fonte: https://avozdacidade.com/wp/mulheres-sao-mais-vulneraveis-a-perda-dentaria-do-que-os-homens/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *