Fumar causa a perda dos dentes: saiba como se prevenir

Saúde Pública: Mostra de Experiências da Atenção Primária acontece em Vitória da Conquista
novembro 20, 2019
Saúde receberá recurso mensal para realização de próteses dentárias
novembro 20, 2019

Dentista em Santos



O hábito de fumar é altamente nocivo para a saúde bucal. Isso porque a nicotina, substância tóxica presente no cigarro, causa a vasoconstrição, provocando a diminuição no calibre das veias, e, com isso, a diminuição do fluxo sanguíneo nas gengivas, ligamentos e ossos ao redor dos dentes.
Além das manchas e do amarelamento nos dentes causados pela nicotina e pelo alcatrão, o fumo ainda causa alterações no sistema imunológico do paciente, tornando a cicatrização mais lenta e a cavidade bucal suscetível a contaminações. Com isso, quando o fumante tem o acúmulo de placa bacteriana, popularmente conhecida como tártaro, a inflamação acaba sendo bem maior porque a região fica propensa ao surgimento da periodontite — doença inflamatória e infecciosa, que pode levar à perda dos dentes.
“Quem fuma tem oito vezes mais chance de desenvolver o problema”, afirma Bruna Ghiraldini, doutora em Implantodontia e coordenadora de P&D da S.I.N Implant System. “Além disso, nos fumantes, a doença costuma ter uma evolução bem mais rápida, caso não seja tratada”, conclui.
Ocasionada pelo acúmulo de tártaro, a periodontite não apresenta sintomas. É um problema crônico e de progressão lenta. “Às vezes, a pessoa nota algum sangramento, mas no fumante este sinal não é tão evidente devido à vasoconstrição”, conta a dra. Bruna.
“É comum o paciente só procurar o dentista quando percebe o dente mole”, diz ela. “Mas, quando isso acontece, a doença já está em estágio avançado, com grande risco de ocorrer a perda dos dentes”, alerta.
Por isso, vale lembrar que, para se prevenir da periodontite, em primeiro lugar, é fundamental visitar o dentista com regularidade. Normalmente, será indicada uma limpeza para controle da placa bacteriana. “O ideal é a cada seis meses”, recomenda a dra. Bruna Ghiraldini.
Durante as consultas ao dentista , o profissional também irá orientar e motivar o paciente, deixando-o ciente de sua responsabilidade em cooperar com o tratamento. “Colocamos em prática um conjunto de ações conhecido como ‘terapia periodontal de suporte’, que tem impacto bastante positivo na manutenção da saúde bucal”, explica Ghiraldini.
E o número de cigarros diário também influi na predisposição a problemas de saúde bucal. Segundo a especialista, indivíduos que fumam mais do que dez cigarros ao dia têm grande risco de desenvolver a periodontite. Por isso, quando o paciente não consegue parar de fumar, a orientação é reduzir o consumo, o que já traz benefícios.
Vale lembrar que quem também que já abandonou o vício e agora é ex-fumante também precisa redobrar os cuidados. É que a doença pode estar presente, ainda que a progressão fique mais lenta, após o cigarro ser descontinuado.
O tratamento da periodontite começa com a remoção da placa bacteriana. Há casos, porém, em que é necessário recorrer à procedimentos cirúrgicos para a reconstrução do tecido ósseo e gengiva. E quando ocorre a perda de dentes, a solução é recorrer aos implantes dentários.
Implantes são a solução indicada quando a perda de dentes é inevitável
Caso os dentes caiam, é possível restaurar a auto-estima e a função mastigatória com os implantes dentários.
Nesse caso, é recomendável que, durante o tratamento, o paciente reduza a quantidade diária de cigarros consumidos e mantenha bons hábitos de higiene.
E após a colocação dos implantes, a regra é tratar essas raízes artificiais como se fossem dentes naturais. Ou seja, escovação e uso de fio dental, após as refeições, são imprescindíveis. Além disso, é preciso marcar presença no consultório do dentista duas vezes ao ano, para a manutenção da saúde bucal.
A perda dos dentes no tabagista: problema e solução
Causas:
” Vasoconstrição periférica, causada pela nicotina;
” Alteração do sistema imunológico do indivíduo;
” Contaminações na cavidade bucal;
” Acúmulo de placa bacteriana nos dentes (tártaro);
Como evitar:
” Fazer uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental, minimiza o risco da perda dos dentes.
” Visitar o dentista regularmente, a cada seis meses;
” Reduzir o consumo de cigarros. Estima-se que fumar mais de dez cigarros por dia eleva o risco de haver perda dos dentes;
Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados, todos os anos, a 23 países do globo – o mais recente deles é o Marrocos. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Sistema de Implante já é referência global. A marca atua no mercado desde 2003, oferecendo as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade dos produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais.
O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. Neide e dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em 🔊 Listen to this

19

Fonte: https://www.z1portal.com.br/fumar-causa-a-perda-dos-dentes-saiba-como-se-prevenir/


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *