Especialista de MT fala sobre importância da saúde bucal de cães e gatos

20/07 – Dia do Amigo
julho 20, 2019
Especialista de MT fala sobre importância da saúde bucal de cães e gatos
julho 20, 2019

Dentista em Santos



Olá pessoAU!

Essa semana fizemos uma visita muito interessante. A convite da veterinária Drª Juliana Durigan Baia tivemos um bate papo sobre higiene bucal. Afinal a nossa saúde começa pela boca, não é mesmo? O que adianta não ter uma boca saudável e não conseguir se alimentar de forma correta?

Após concluir a faculdade de Veterinária na Universidade de Cuiabá, Drª Juliana Durigan foi morar em São Paulo para se especializar em odontologia de cães e gatos. Isto mesmo, ela é dentista pet! Pós-graduada em odontologia veterinária pela ANCLIVEPA/SP e mestre em cirurgia pela USP, Drª Juliana explica como o cálculo dentário, popularmente chamado de tártaro, é formado e sanou outras dúvidas.

O cão apresenta 28 dentes decíduos – popular­mente conhecidos como dentes “de leite” – que começam a se formar ainda no útero materno e erupcionam a partir da terceira semana de vida. Já a troca pela dentição permanente normalmen­te ocorre entre 3 e 7 meses de idade, resultando em um total de 42 dentes permanentes.

A cada 24 horas, ou seja, diariamente, as bactérias que estão na cavidade oral da nossa boca se organizam em forma de placa bacteriana. Essa placa bacteriana é uma película de bactérias fazendo com que as bactérias fiquem bem mais fortes, destrutivas, mais resistentes. Para que não ocorra a formação de placa nos dentes, é necessário o uso da escova de dentes diariamente pois é a ação mecânica das cerdas da escova de dente que faz com que haja a desorganização da placa bacteriana, pois quando as bactérias estão desorganizadas elas não são prejudiciais a nossa saúde.

As bactérias preferem se instalar por baixo da gengiva, na região da raiz dentária, que é a parte do dente que não conseguimos ver. Então, mesmo escovando os dentes todos os dias, é muito importante você, pet,  ir a um médico veterinário especializado em odontologia para fazer radiografia intraoral em todos os seus dentes para garantir a saúde da sua boca e também de todos os seus órgãos.

Portanto, já se sabe que uma simples limpeza dentária não é mais suficiente para garantir a saúde do seu pet. Além de prejudicar a saúde oral, as bactérias da boca ganham a corrente sanguínea e conseguem atingir diversos outros órgãos e tecidos do corpo, como os rins e coração.

No procedimento, Drª Juliana realiza radiografia intraoral digital em todos os dentes antes de começar qualquer procedimento odontológico para entender qual o melhor tratamento periodontal a ser feito, pois cada dente apresenta problemas específicos e precisam ser tratados adequadamente. Todo o procedimento de limpeza é acompanhado por um médico veterinário anestesista que utiliza a anestesia geral inalatória, junto da aplicação de anestesia local na boca, o que torna a anestesia geral mais superficial e mais segura ainda.

Cuidar da boca do animal não é uma questão estética. É obrigação de todo médico veterinário atentar-se à cavidade oral do animal enquanto realiza seu exame físico, independentemente do motivo da visita deste paciente ao con­sultório e, sempre que identificada a doença periodontal, um correto tratamento deve ser planejado e executado. Manter a saúde oral dos animais previne e auxilia o tratamento de diversas doenças endócrinas, articulares, cardiovasculares, renais, respiratórias dentre outras, finaliza Drª Juliana.

Tem coisa mais chata que bafo? Não tenha vergonha, procure um bom veterinário e vá se tratar. Saúde em primeiro lugar! Xô bafo!

Lambeijokas do Ploc!

 

Contatos:

Drª Juliana Durigan – CRMV/MT 4730

Cirurgia bucomaxilofacial | Dentística | Endodontia | Odontopediatria | Oncologia Oral | Ortodontia Periodontia | Radiografia Intraoral Digital

(65)99625-6175

Instagram: @vetdurigan

e-mail: jdurigan@usp.br

 

Siga o Ploc no Instagram!

.

Fonte: http://circuitomt.com.br/editorias/circuito-pet/143264-ploc.html


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *