Escovas de cerdas duras podem trazer riscos para a sua saúde bucal. Entenda o porquê!

Muitas vagas em Feira de Santana para Montador, Mecânico, Eletricista
dezembro 3, 2019
Começam as ações do 2º Natal em Família em Marechal Rondon – O Presente
dezembro 4, 2019

Dentista em Santos



Na hora de escolher a escova de dentes certa, sempre rola aquela dúvida: “qual será que é a melhor para o meu sorriso?” E por mais que existam várias opções, a recomendação da maioria dos dentistas é para evitar as escovas de cerdas duras, pois elas podem ferir a cavidade bucal do paciente. Para entender por que isso acontece, o Sorrisologia bateu um papinho com a especialista em prótese dentária, Camila Sodré, que esclareceu algumas dúvidas sobre o assunto e explicou em que casos as cerdas duras podem ser úteis.

Que riscos as cerdas duras podem trazer para a saúde bucal?

Segundo a especialista, as escovas de cerdas duras causam agressão à margem gengival do paciente durante a escovação. Além disso, Camila destaca: “ Esse problema é reforçado se houver excesso de força durante a escovação pelo paciente”. Isso acontece porque muitas pessoas costumam associar força à uma boa higiene bucal, mas a verdade é que escovar os dentes com jeitinho é muito mais eficiente do que com força. Além disso, seu uso é ainda mais contraindicado nos seguintes casos:

• Sensibilidade dentária: Se o paciente tiver sensibilidade dentária, não é recomendado o uso de escovas com cerdas duras. “Estas escovas podem piorar seu quadro de sensibilidade que é causada pela exposição da dentina devido a perda do esmalte dentário ou retração gengival.”

• Retração gengival: Apesar de ter diversas causas, como o mau posicionamento de algum elemento dentário ou até mesmo o bruxismo (ato de ranger os dentes durante o período noturno), a retração gengival também pode ser provocada pelo uso de força em demasia durante a escovação, que promove um trauma responsável por retrair a gengiva.

• Doenças periodontais: Por último, mas não menos importante, os pacientes com esse tipo de condição devem fazer uso de escovas com cerdas macias para não agredir ainda mais o tecido gengival, segundo a especialista.

Esse tipo de escova pode ser indicado em algum caso?

As escovas de cerdas duras não existem à toa: elas podem ser indicadas para a higienização de próteses dentárias, já que promovem a remoção de resíduos alimentares com mais eficácia do que escovas macias nesse caso, segundo a especialista. No entanto, para pacientes que não usam próteses, o recomendado é usar escovas macias e não duras para a higienização dentária para que não ocorra agressão do tecido dentário. “Além disso, a escovação deve ser realizada sem força excessiva e com cuidado especialmente na margem do tecido gengival”, complementa.

Seu dentista é um grande aliado

Na hora de escolher uma escova de dentes, uma boa dica é visitar o dentista e perguntar o que ele recomenda, pois como ele é um especialista em saúde bucal, poderá indicar a escova mais apropriada para o tamanho da arcada do paciente (escova com cabeça menor ou mais larga). Além disso, ele também poderá medir se a escova deve ser mais ou menos macia, já que isso dependerá da condição bucal, idade e hábito de higienização do paciente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré – Especialista em prótese dentária
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 40419

Fonte: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/escovas-de-cerdas-duras-podem-trazer-riscos-para-a-sua-saude-bucal-entenda-o-porque_a9772/1


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *