Como o Diabetes interfere na saúde bucal? | SEGS

Edital de Processo Seletivo é divulgado pela Prefeitura de Joinville
setembro 24, 2019
Prefeitura de Fartura-SP inscreve em concurso público com 44 vagas
setembro 24, 2019

Dentista em Santos



Entenda por que pessoas que têm a doença devem redobrar os cuidados com o sorriso

A atenção à saúde bucal deve fazer parte da rotina de todos, mas em especial dos que têm Diabetes. Isso porque caso a glicose não for bem controlada, a alta concentração de açúcar no sangue diminui e altera a saliva, deixando a cavidade bucal mais suscetível a infecções como a doença periodontal. Somando este fator à falta de higiene oral adequada, a periodontite pode evoluir de forma mais rápida e severa do que em pacientes que não possuem o Diabetes.

“Na contramão, a periodontite também pode interferir no controle da glicemia de quem tem a doença”, revela Dr. Fábio Bibancos, ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal que chegou há pouco no Brasil.

O especialista esclarece abaixo a relação entre a doença e saúde bucal:

Boca seca: é comum que pessoas com Diabetes desenvolvam a xerostomia, mais conhecida como boca seca, o que aumenta o aparecimento de aftas, úlceras, cáries e mau hálito. O controle adequado da glicemia ajuda a diminuir a sensação de boca seca.

Inflamações na gengiva: o principal sinal do problema é vermelhidão, gengiva mais volumosa (hiperplásica) ou sangramento ao fazer a higiene bucal ou mastigação, sendo que pessoas com Diabetes têm mais chances de desenvolver essas inflamações devido alto nível de açúcar no sangue. “Se não tratado, o problema pode evoluir para uma periodontite e interferir no nível glicêmico, dificultando ainda mais o controle do Diabetes”, explica.

Por isso, quem tem a doença deve dedicar ainda mais atenção aos cuidados bucais, como escovar os dentes com técnicas adequadas após todas as refeições e cuidar da limpeza interdental diariamente. Para a limpeza entre os dentes, é possível optar por alternativas ao fio dental como os Soft-Picks (palitos interdentais) ou Flossers (fio dental com haste), que são mais práticos de usar no cuidado diário e previnem o acúmulo de bactérias na linha da gengiva.

Tratamentos odontológicos: pessoas com Diabetes devem sempre informar o dentista sobre a doença, para que possam adequar o tratamento de acordo com cada caso. “Procedimentos cirúrgicos mais invasivos como extração, implantes e canais devem ser feitos com acompanhamento do nível glicêmico”, informa.

Já o tratamento periodontal, quando necessário nesses pacientes, proporciona a redução do processo inflamatório, o que auxilia no controle glicêmico. Com isso, além de melhorar a saúde dos tecidos de suporte dos dentes, favorece a diminuição e prevenção de danos a outros órgãos.

Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM

instagram.com/fabiobibancos

Sugestão de produtos

Flossers Múltipla Ação GUM

O fio dental com haste da GUM tem Vitamina “E” e Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além de ter sabor menta.

Sobre a GUM®

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.

latam.gumbrand.com
instagram.com/gum.brasil
facebook.com/sunstargumbr

Fonte: https://www.segs.com.br/saude/193601-como-o-diabetes-interfere-na-saude-bucal


Agende agora sua avaliação!

A Dentari Odonto Clínicas possui clinica odontologica em Santos e São Vicente e foi criada para elevar o seu conceito de qualidade e tecnologia em todas as áreas da odontologia, com destaque para implante dentário realizado em 28 dias, excelente para você que estava procurando por implante dentario em Santos ou São Vicente.

Assim como toda empresa que trilha vários caminhos para se tornar um bom negócio, temos uma boa história. Com fácil localização, conseguimos atender de maneira personalizada você que procura por dentista em Santos ou até mesmo por dentista em São Vicente. Nossa unidade de Santos, está localizada no Gonzaga e nossa clínica de São Vicente, no centro da cidade.

Antes de se tornar Dentari, a história se inicia a partir de um sonho. O sonho de mudar a vida das pessoas. O desejo de mudança, de realizações, nunca começa sozinho. Com o pensamento mútuo de conquistar o sucesso, energia, técnica, método, atendimento e tecnologia.

Nasceu então a Dentari, uma clínica odontológica de alta performance, com renomados dentistas, que alia a melhor tecnologia disponível no mercado mundial aos melhores profissionais multiespecialistas.

Com procedimentos clínicos dinâmicos, a Dentari otimiza o tempo do paciente, trazendo a solução desejada de maneira fácil e rápida. O paciente recebe o melhor atendimento com todo o conforto que a clínica oferece.

O principal resultado é a satisfação dos clientes ilustrada em sorriso.



Saiba mais:


Dentista em Santos | Dentista em São Vicente | Dentista Aparelho | Implante Dentário em Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *